Manual de Instalação

Manual e Dicas de Instalação das Novas Borrachas (Gaxetas)

 

DICAS RAPIDAS

COMO TROCAR / INSTALAR/ MUDAR BORRACHA DE PORTA DE GELADEIRA. MODELOS SEM PARAFUSO.

 

Instruções válidas para borrachas que não são fixadas com parafuso. 

Todas as dicas visam uma instalação correta para o melhor funcionamento do seu produto, caso não consiga fazer a instalação, por favor  procure um técnico especializado.

MUITO IMPORTANTE! A BORRACHA NOVA LEVA ALGUNS DIAS PARA ASSENTAR E SE MOLDAR A REGULAGEM DA PORTA PRINCIPALMENTE QUANDO O CLIMA ESTÁ FRIO.

As borrachas encaixadas são fabricadas com um perfil de “sanfona”, ou seja, a borracha nova normalmente é ligeiramente mais baixa que a usada pois ela ainda não “abriu a sanfona”.  Para agilizar o processo de encaixe e assentamento pode ser utilizado um secador de cabelo COM MUITO CUIDADO para não aquecer demais e derreter a borracha.

 

PASSO A PASSO

1 Deixar pelo menos um dia a borracha fora da embalagem,  pois a mesma  vêm dobrada e fazendo isto volta ao estado original (sem marcas da dobra) .

2 Tire a borracha anterior com cuidado para não quebrar o painel (parte branca) que pode estar ressecado.

3 Limpe bem a canaleta e verifique se não restaram resíduos de sujeira e poliuretano para não atrapalhar o encaixe da borracha.

4 Caso a sua borracha seja instalada pela lateral do painel (geladeiras mais antigas com “aba dura” de encaixe) aconselhamos retirar a porta visando uma melhor instalação.

5 Passe uma pequena quantidade de detergente comum em toda a extensão da canaleta para facilitar a instalação, não se preocupe pois este detergente irá secar em breve .

6 Encaixe os quatro cantos da borracha primeiro, caso não faça isto há a possibilidade da mesma esticar na instalação e “sobrar” no final da porta. Em seguida encaixe o restante da borracha sem utilizar ferramentas pontiagudas (chave de fenda, faca e etc) .

7. As borrachas encaixadas são fabricadas com um perfil de “sanfona”, ou seja, a borracha nova normalmente é ligeiramente mais baixa que a usada pois ela ainda não “abriu a sanfona”.  Para agilizar o processo de encaixe e assentamento pode ser utilizado um secador de cabelo COM MUITO CUIDADO para não aquecer demais e derreter a borracha.


8 MUITO IMPORTANTE! APÓS O ENCAIXE COMPLETO, FAÇA A REGULAGEM E NIVELAMENTO DA PORTA, VERIFIQUE SE AS DOBRADIÇAS ESTÃO GASTAS OU TORTAS, VERIFIQUE SE AS BUCHAS PLÁSTICAS (FICAM ENTRE A PORTA E A DOBRADIÇA) ESTÃO DESGASTADAS OU COM FOLGA (MUITO COMUM) . 

 

 

 

Manual e Dicas de instalação, Respostas as principais duvidas e problemas de nossos clientes

​Após receber a sua borracha para geladeira(gaxeta) pelos correios, voce observará que ela está toda amassada e comprimida dentro da caixa, com isso será necessario retirar e colocar a mesma em uma mesa, de forma que fique totalmente aberta.


Exemplo de uma pacote da OGNET-SHOP, acima é o KIT-OGNET para adaptação de borrachas em modelo onde a autorizada informa que a troca não é possivel.

 

Antes da Instalação, leia com atenção as dicas e

instruções a abaixo

* Como desamassar a nova borracha para fazer a instalação?

  Com o uso de um soprador termico ou secador de cabelos , iremos aquecer a borracha para retirar todos os amassados e dobras que ocorrem no transporte, está ação faz com que ela volte a ficar macia e na sua forma original. ( com este processo voce consegue retornar a borracha ao seu estado original, sem nenhum vinco ou dobra ou amassado ).

 

 

Como Substituir a Vedação da Porta da Geladeira

 

Uma borracha de vedação de porta da geladeira com defeito ou vazamento desperdiça energia. Se a borracha estiver seca e rachada, se você notar condensação (gotas de água) em torno da borda, ou se a sua geladeira não ficar tão fria como deveria, você pode precisar de uma nova borracha de vedação. Vazamentos também podem aumentar a sua conta de luz e sobrecarregar o seu refrigerador, encurtando sua vida útil. Eles podem também causar crescimento de bolor.

 
 
 

Passos

  1. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 1
     
    Verifique o tamanho da borracha da porta. Tire as medidas da porta ou portas e anote o nome da marca e o número do modelo.
     
     
  2. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 2
     
    Encomende uma vedação de substituição. É fácil encontrar borrachas de vedação de várias marcas online. Certifique-se de verificar o número do modelo de sua geladeira ao fazer a encomenda. Quando você tiver a nova borracha, mantenha-a contra a vedação antiga e compare o tamanho. Os tamanhos são raramente incorretos, porém, verificá-lo lhe poupará fazer o trabalho duas vezes se, por um acaso, você receber o tamanho errado.
     
  3. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 3
     
    Localize os parafusos. Levante as bordas da borracha e encontre os parafusos que prendem o forro de plástico e a vedação da porta. Geralmente, eles estão presos em um invólucro de plástico, o qual, por sua vez, fixa a vedação à porta.
     
  4. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 4
     
    Solte os parafusos. Comece a soltar os parafusos que prendem a vedação da porta. Não os solte totalmente; isso é desnecessário e lhe dará mais trabalho. Se possível, solte apenas alguns parafusos de cada vez, à medida que for removendo a borracha.
     
  5. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 5

     

     
  6. Remova a vedação. Após todos os parafusos estarem soltos, a vedação da porta deve deslizar facilmente de trás do forro de plástico. Não use força bruta para soltar a vedação, alguns forros de plástico podem ser bastante frágeis e se desintegrarem se forem puxados com muita força. Se o plástico for muito antigo o melhor é substituí-lo.
     
  7. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 6
     
    Insira a nova vedação de borracha. Comece por deslizar a extremidade mais fina da nova vedação por de atrás do forro de plástico da geladeira. O melhor método é começar pelos cantos superiores e seguir trabalhando em torno da porta.
     
  8. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 7
     
    Aperte os parafusos. Após ter posicionado a vedação da porta em uma determinada seção, você pode começar a apertar os parafusos. Comece com os parafusos dos cantos, e em seguida, feche a porta e verifique o alinhamento. Verifique também se a vedação está uniforme e em linha reta. Se a vedação não estiver bem alinhada, você pode facilmente manipulá-la para que fique no alinhamento certo enquanto os parafusos estiverem soltos. Em seguida, aperte os parafusos restantes.
     
  9. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 8
     
    Aplique talco. Use um pouco de talco para evitar que as bordas da borracha de vedação grudem. Esfregue um pouco de talco em torno dos cantos do lado das dobras da borracha, e onde a borracha se ajusta à porta. Isso ajudará a evitar que a borracha torça à medida que entra em contato com o metal da geladeira.
     
  10. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 9
     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Verifique se há lacunas. Procure eventuais lacunas na vedação da porta,especialmente na parte superior do lado da abertura. Estas lacunas podem se formar devido a um caimento ou desalinhamento da porta. Uma maneira de verificar isso é colocar uma lanterna ligada dentro da geladeira com o feixe de luz posicionado em direção à porta, fechar a porta e observar se há passagem de luz através do perímetro da porta. .

     
  11. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 10
     
    Corrija eventuais lacunas na vedação da porta. Embale a borracha de vedação sob as áreas onde há lacunas. Isto pode ser feito com uma pequena fita de calafetação ou com um pedaço de papel firmemente enrolado sob a vedação da porta. Alternativamente, você pode aquecer a borracha com um secador de cabelo para corrigir as lacunas. O calor suavizará a vedação da porta permitindo que você a estique.
     
  12. Imagem intitulada Replace a Refrigerator Door Seal Step 11
    11
    Verifique os cantos. Se o talco não impediu a torção da vedação, então tente calçar uma chave de fenda sob a borracha ao fechar a porta e deixe-a fechada por uma hora. A borracha terá tempo suficiente para moldar-se na forma correta.

 

 

DICAS IMPORTANTES - LEIA COM ATENÇÃO

----------------------------------------------------------------------

Dica mais importante e é a que gera mais reclamações dos clientes

Um comportamento ja esperado da nova borracha é que nos primeiros dias ela aparente nao ter pressao ne mostre força no ima, isso é totalmente normal, para acelerar o processo de assentamento da nova borracha é necessario passar o secador ou soprador termico ja com a nova borracha instalada na porta tanto nas laterais quanto na parte do ima isso facilita que a nova borracha se molde a porta, se assentando mais rapido.

E necessario que nos primeiros dias a porta fique pressionada, assim como ela vem de fabrica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

E necessario que nos primeiros dias a porta fique pressionada, assim como ela vem de fabrica

Caso o imã esteja amassado, voce pode com a ponta dos polegares dessamassar, está ação é importantissima, pois caso ele fique amassado a porta não ficará fechada e teremos problemas de vedação.

 

* Alinhando o ima / Retirar ondulações:

Caso o imã esteja amassado, voce pode com a ponta dos polegares dessamassar, está ação é importantissima, pois caso ele fique amassado a porta não ficará fechada e teremos problemas de vedação.


* Minha borracha nova veda menos que a borracha antiga??

Apos a instalação é normal que a porta tenha dificuldade de fechar nos primeiros dias, a borracha precisa se assentar a sua porta, para isso mantenha a porta pressionada por alguns dias, com auxilio de alguma fita adesiva ou elastico, este processo de cura da borracha leva de 3 a 7 dias, apos este tempo ela ja se assentou e passará a dar 100% de vedação .

 

* As emendas / soldas estão altas, minha borracha não encostam nos cantos, e fica vazando ar.

Em alguns casos a solda da maquina fica saltada, para solucionar este problema, basta pegarmos uma lixa de unha ou uma lixa fina e passar suavemente em cima da solda, repita o processo nos 4 cantos da sua nova borracha . 

 

 * A borracha nova é mole/macia, diferente da original, que é mais dura/rigida, porque ?

A principal diferença entre elas é o tempo(- Quando falamos em tempo, imagine quanto tempo a sua geladeira ja estava pronta antes de voce compra-la ? quanto tempo voce ja possue a geladeira e ela esta ligada, a baixa temperatura da geladeira faz com que a borracha fique ressecada e endureça), a nova borracha borracha é mais macia pois como ela é recem fabricada ( em media 10 a 15 dias de fabricação). Poderiamos fabricar ela em uma material mais rigido/duro, porem isso diminui a vida util, quanto mais duro, mais recessecado é o material e quanto mais ressecado mais suscetivel a trincas, rachaduras e rasgos.

 

Com isso, optamos em fabricar em um material mais macio que tem uma durabilidade muito maior em relação a outros do mercado. Está é opção que tomamos pensando em você e no seu bolso.

* Dicas de conservação, Limpeza e Economia de Luz

* Como Conservar a Borracha da Geladeira, para que não resseque com o tempo.

Passe Vaselina periodicamente nas borrachas para mante-las hidratadas e assim prolongar a vida util da sua nova borracha.

 

A borracha da Geladeira deve ser limpa apenas com um pano úmido e sabão de coco. Jamais passe álcool na borracha.

Para manter a qualidade da borracha, passe vaselina líquida após a limpeza. Todas essas dicas além de conservar a sua geladeira por mais tempo e ajudam também a gastar menos energia.

 

A Geladeira deve ser Limpa de 15 em 15 dias, descongelando e limpando o freezer ou congelador.

Pague com
  • Pagamento na Entrega
  • PagSeguro
Selos

Otavio Guilherme - CPF: 295.810.358-77 © Todos os direitos reservados. 2019